O Festival de Publicidade de Cannes foi criado pela SAWA (Screen Advertising Worlds Agencies) em 1953, e se tornou o mais importante prêmio da publicidade mundial.
Tradicionalmente, teve uma única categoria (Filmes), até que no início da década de 1990 começaram a surgir novas categorias. Os prêmios são divididos em Grand Prix, Leão de Ouro, Leão de Prata e Leão de Bronze.
O vídeo de “Formation”, foi o grande vencedor na nova edição do evento destinada ao entretenimento na categoria Excellence In Music Video (Vídeo Clipe de Excelência). Beyoncé concorria ao lado de Adele e David Bowie.
O videoclipe “Runnin’ (Lose It All)” de Naughty Boy, com participação de Beyoncé e Arrow Benjamin, também foi um dos vencedores, levando para casa o prêmio Leão de Bronze.
“Formation” não faz nenhum uso de publicidade no clipe, o famoso endo-marketing, onde uma empresa paga para o artista divulgar um produto, por exemplo, as incríveis caixas de som Beats.
Joshua Rabinowitz presidente do júri do Lions Entertainment for Music™, explicou que o reposicionamento da marca pessoal de Beyoncé no vídeo, foi tão poderoso quanto as melhores ações globais de publicidade.
“Você tem a maior artista do planeta se arriscando,” disse Rabinowitz ao anunciar os vencedores. “Ela é uma das principais artistas pop, desafiando os limites sobre a maneira como percebemos os assuntos raciais e a percepção das mulheres na cultura.”
OK @PRETTYBIRDPIC now let’s get in formation! Congrats on your #LionsEntertainment Grand Prix ? #CannesLions pic.twitter.com/OgSfgyswF6
— Cannes Lions (@Cannes_Lions) 24 de junho de 2016